LEUCEMIA AGUDA


A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos). Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas), anormais na medula óssea. que substituem as células sanguíneas normais. O tipo de leucemia mais frequente na criança é a LINFÓIDE AGUDA e nos adultos é a MIELÓIDE AGUDA.

SINTOMAS:

@ ínguas na pele, no baço, nos rins, no sistema nervoso central (SNC) e outros;

@ O cansaço, palpitação e anemia aparecem pela redução da redução da produção dos eritrócitos na medula óssea;

@ Verifica-se também a tendência a sangramentos pela diminuição da produção de plaquetas;

@ Outras manifestações clínicas são dores nos ossos e nas articulações;

@ Palidez, febre, aumento do baço, sangramento nasal. hemorragias conjuntivais, sangramentos gengivais e manchas roxas na pele.

DIAGNÓSTICO:

Para achar as causas dos sintomas relacionados a leucemia haverá uma avaliação no histórico médico e um exame físico, onde o médico checará por sinais da doença como caroços, inchaços nos nódulos linfáticos, baço ou fígado, e qualquer outra coisa que pareça diferente.
O médico pedirá teste de sangue para verificar os níveis de tipos de células sanguíneas e irá procurar por alterações na forma dessas células. ele também pode examinar certos fatores no sangue para ver se a leucemia afetou outros órgãos como fígado e rins.

TRATAMENTOS:

Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais.
O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associação de medicamentos (polioquimioterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate a doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=344

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...