TROTES: CENAS HUMILHANTES PARA OS CALOUROS!

É bestificante presenciar cenas tão dantescas, decadentes e tão arcaicas quanto as que presenciei ontem da janela da minha casa. Atraída pela algazarra na rua, cheguei a janela e o que presenciei me deixou horrorizada... Um bando de veteranos da Universidade Federal de  Viçosa, humilhando um grupo de calouros. Sim, humilhando, porque eles faziam os calouros se curvarem perante eles, como que fazendo uma mesura, para dar a entender que eles (os veteranos) eram reis, sim, Reis!!!
E isso não  é tudo, no dia anterior, vi outro bando de veteranos conduzindo outro grupo de calouros em fila indiana e de cabeça baixa, em total situação de subordinamento. Uma cena vexatória, humilhante, numa cidade que se auto denomina CIDADE EDUCADORA!!!
Trote, para mim significa cortar os cabelos, raspar até... pintar os corpos dos novos estudantes até aí tudo bem. Passou daí, torna-se uma humilhação, uma subserviência àqueles que se dizem veteranos. Estas pessoas que estão deixando a Universidade ou que continuam a estudar ali deveriam recepcionar os novos estudantes, mostrar-lhes a cidade, as depências da própria Universidade. Não humilhá-los publicamente perante a todos.
Esse tipo de trote a meu ver é inconcebível, humilhante até! A população de Viçosa fica a mercê dessas pessoas que insistem em humilhar outras pessoas.
Há outras situações vexatórias , constrangedoras em que um calouro é obrigado a passar em Viçosa: pagar muitas cervejas para um veterano, comprar uma cota para a Marcha Nico Lopes, comprar convites para as festas da UFV para si e também para o veterano, etc.
Trotes vexatórios são coisas do tempo dos dinossauros!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...