28/04 - DIA DA EDUCAÇÃO




Não há muito o que se comemorar hoje, no dia da Educação.Ela está de mal a pior no Brasil. Ainda há muita evasão e repetência. O índice de analfabetismo ainda é grande.Só para citar, no Maranhão o índice de analfabetismo é de 21,5% - mais que o dobro da média nacional.
E quem é o maior culpado de tudo isso? O Governo! Isso mesmo, Lula. Que fala que a prioridade de seu governo é a Educação mas que até agora pouca coisa fez. Os professores continuam trabalhando muito e ganhando pouco. E com tamanha violência dentro das escolas públicas, poucos são os professores que se aventuram a dar aulas. Só os que tem amor a profissão! Eles se sentem ameaçados dentro da instituição que foi criada para dar educação.
O que fazer diante de tudo isso? É preciso que se crie políticas governamentais que valorizem a carreira de professor, que anda tão desvalorizada. É preciso mostrar às crianças, aos jovens e aos velhos que um Professor é também uma pessoa igual a eles, que têm família e casa para sustentar. Mas antes de tudo é um Professor. Alguém que estudou muito para ensinar a eles tudo aquilo que ele aprendeu. Que em ambiente escolar, na sala de aula, deve ser respeitado. Como se respeitam a mãe ou o pai em casa.
Fiquei estarrecida outro dia quando, ao abrir o jornal, deparei-me com uma notícia mais ou menos assim: "Aluno põe fogo em cabelo de professora em sala de aula". Ele confessou a orientadora da escola que havia trazido o isqueiro de casa com esse intuito; de colocar fogo no cabelo da professora! Motivo: Ele não gostou da nota recebida em prova! Onde está o respeito ao Professor?
O que se comemorar nesse dia então? A desvalorização da Educação? Porque o que deveria estar ocorrendo é a sua valorização.
O Senhor Ministro da Educação disse a seguinte frase: "Revitazamos um ENEM moribundo". Por ocasião da unificação do vestibular, em que o ENEM passaria a ser a própria prova classificatória do mesmo. Não acho que isso vá dar certo! Acho que isso é um erro!
Está circulando na Internet "As Pérolas do ENEM" em que os alunos que terminaram o Ensino Médio o ano passado (2008) escreveram na redação do referido teste. São barbaridades! Para se ter uma ideia dessas barbaridades, vou colocar algumas frases aqui:
"Tem que destruir os destruidores porque o destruimento salva a floresta"
"Espero que o desmatamento seja instinto"
"A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta"
"Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas"
"Explorar sem atingir árvores sedentárias"
"Os dismatamentos é a fonte inlegalidade e distruição da froresta amazônia".

O tema da redação de 2008 foi "Aquecimento Global".

Será que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está mesmo preparado para ser uma prova classificatória para o Vestibular? Será que os milhares de alunos que concluíram o Ensino Médio o ano passado, estão aptos a entrar para uma das milhares de faculdades ou universidades federais do Brasil?

Comentários

Anônimo disse…
Não sabia que hoje é dia da Educação.
Pois é, lamentável que as coisas estejam neste pé...

*Gotei do texto. Parabéns!
Anny
Anny disse…
Desculpe o erro de digitação.
Faltou um s no gostei.
Sinto muito...
Mylla Galvão disse…
Obrigado pelo comentário maninha...
e erros de digitação sempre acontecem...
bjão

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...