SEMANA DO MEIO AMBIENTE - EFEITO ESTUFA

Aquecimento Global - é o aumento da temperatura terrestre (não em uma zona específica, mas em todo planeta), ocorrido pela utilização de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial que levam ao acumulo de gases na atmosfera. Esses gases são propícios ao Efeito Estufa. São eles: Dióxido de Carbono, Metano, Óxido de Azoto e CFCs.



O que mais preocupa os ambientalistas são as elevadas taxas de dióxido de carbono na atmosfera. Elas tendem a aumentar cada vez mais e isso pode provocar uma aumento considerável na temperatura terrestre, causando graves consequências em escala global e pondo em risco também a sobrevivência de seus habitantes.


Efeito Estufa - é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto se deve principalmente aos raios infravermelhos dos gases presentes na atmosfera ( menos de 1% desta) que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir seu efeito calorífico.
Este efeito se dá porque o aumento do uso de dióxido de carbono praticamente duplicou nos últimos cem anos, com a utilização dos combustíveis fósseis.
O desmatamento das florestas desmedido que vem ocorrendo agora, causaria um aumento na temperatura global, causando o degelo das calotas polares e grandes alterações no nível topográfico e ecológico do planeta.

Comentários

Fatima Cristina disse…
Olá Mylla,
Sua postagem está bastante elucidadiva sobre o tema do efeito estufa. Parabéns!
Beijos,
Fatima

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...