01 outubro 2009

ECOLOGYCAL DAY - 02/10

Em homenagem ao Ecological Day que era postado todo dia 02 de cada mês...
A REDESCOBERTA DO BAMBU

Há mais de 1000 anos, ele é a matéria prima das casas no Japão e na China. Nesses últimos anos, muitas pesquisas provaram que a resistência e durabilidade do bambu o fez um bom utilitário para a construção. A sua versão laminada é visto no piso do chão!

Repensando nos diversos tipos de materiais de construção, o bambu é uma solução ecologicamente saudável. E também muito durável. Ele é a promessa para esse século.
O professor Khosrow Ghavami, pesquisador a 30 anos, e chefe do Departamento de Engenharia Civil da PUC - RJ diz: "Estudei 14 espécies e três delas, em especial, tem mais de 10 cm de diâmetro e são excelentes para a construção", referindo-se a espécie guandua, ao bambu-gigante e ao bambu-mossô.
Todas essas espécies estão presentes no Brasil e em florestas inexploradas. Um exemplo é o Acre, em que os bambuzais recobrem 38% de todo o Estado.
Possuem crescimento rápido. Em três anos estão prontos para serem cortados. O Bambu é uma gramínea. Mas de frágil não tem nada! Se tratado adequadamente, o bambu tem durabilidade superior a 25 anos, equivalente ao "eucalipto", afirma o arquiteto Edoardo Aranha, de São Paulo.
Em Países como Colômbia e Equador há programas de habitações populares que utilizam o bambu por causa do baixo custo e com isso formam mão de obra capacitada.






4 comentários:

Eduardo P.L disse...

Eu acho o bambu um espetáculo. Se come seus brotos e são uma delícia! Servem para sombra, e tem mil e uma utilidades. Resistente e bonito. É tudo de bom!

Parabéns por participar do Ecologycal Day!

Luma disse...

Assisti na tv uma matéria falando sobre as utilidades do bambu na vida diária das pessoas. Infelizmente aqui no Brasil, as pessoas não se aproveitam do que é farto. Bom fim de semana! Beijus

Evandro Varella disse...

Mylla
Do bambu se aproveita até o grito, rsss
Não conhecia o Ecologycal Day, muito bacana a iniciativa, obrigado pelo convite e sugestão.
Abração

sonia a. mascaro disse...

Ótimo post! Eu também adoro bambu!
Muito legal você participar do Ecological Day. Eu continuo postando nesse dia, mas deixei de colocar o Mister Link.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...