17 janeiro 2010

DOMINGO SAÚDE: AMARANTO


A partir de hoje, todo domingo vou colocar um artigo ou nota falando de Saúde: plantas que fazem bem, chás, verduras e legumes... Todo domingo vai ter algo novo sobre saúde aqui...
A postagem de hoje é sobre o AMARANTO! Vocês conhecem??? Vamos a ela:

AMARANTO

O amaranto é conhecido há muito tempo em outros países mas no Brasil, chegou faz pouco tempo. Ele é um grão altamente nutricional que faz muito bem a saúde. As pesquisas em torno dele começaram em 1996 e a partir daí não pararam mais.
O grão possui 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas que o corpo não produz). De acordo com o estudo essas proteínas se comparam com as proteínas do leite. Por isso é recomendado as crianças e gestantes.
É fonte de cálcio biodisponível (aquele que é absorvido melhor pelo organismo), além de fósforo, zinco, ser fonte de fibras e outros nutrientes.
NÃO CONTEM GLÚTEN (excelente opção para o Celíacos - pessoas que tem intolerância ao glúten).
Quase não tem gosto, por isso pode ser usado em forma de farinha em outras preparações sem comprometer as preparações.
Pode ser consumido em flocos com iogurte, ou sobre sorvetes e frutas. E ainda como pipoca porque seus grãos estouram em óleo quente.
As muitas pesquisar em torno do Amaranto, vem mostrando que ele atua na diminuição do colesterol no sangue, através de seus componentes como: óleo, fibras, proteínas e seus antioxidantes.

CURIOSIDADES:

# 1000 sementes de amaranto pesam 1g. Se uma planta produz 30 g de sementes, ela produz 30.000 sementes.

# O grão tem duas vezes mais proteínas do que o trigo comum.

# Seu crescimento é muito rápido, chegando a atingir 2 metros de altura e adaptou-se bem ao clima quente do Brasil e ao Cerrado.

# Professor da USP, chama o grão de "Pão dos Andes".

Foto: Google
Fonte: www.vilamulher.com.br e www.globo.com/globoreporter


Obs.: Compra-se o Amaranto em lojas de produtos naturais. Em flocos ou em grãos que podem ser usados em iogurtes ou frutas e também como pipoca, porque os grãos estouram!





3 comentários:

M. Nilza disse...

Bom dia Milla!

Adorei sua inciativa de esclarecer e dar informações tão úteis!!

Mas, onde podemos comprar? Em farmacias naturais?

Bom domingo amiga
Beijos

Elaine Barnes disse...

Puxa que bacana! Já tinha ouvido falar ,mas, não sabia o que era. Muito interessante. Eu tenho acrescentado ômega 3 na alimentação. A gente tem que cuidar da saúde e com coisas assim naturais,muito melhor que remédios. Um excelente domingo pra você e espero que esteja bem. bjão

Georgia disse...

Mylla, adorei o post. Nao sabia e nem sei se para estes meus lados isso existe, vou ver aqui nas casas que vendem bio.

Valeu a dica.

Um abraco bem forte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...