Domingo Saúde: QUINUA


Nesse domingo, vou falar de outro grão, rico em proteínas e que também vem sendo uma das sensações do momento, apesar de ser bem antigo o seu cultivo e uso.
Ele vem do Andes. E era muito utilizado pelos povos andinos. Seu nome é QUINUA ou QUINOA.


QUINUA:


É uma planta da família do Espinafre, originária dos Andes e utilizada pelos Incas antes da chegada do colonizadores. Tem alto valor nutritivo, rico em aminoácidos e carboidratos. contém ainda fibras, sais minerais (ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio,sódio, zinco, cobre, manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). E vai mais além contém ácidos graxos ômega 3, que beneficia o coração.
"A quinua é rica em ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL)" - diz a nutricionista Roseli Rossi.
Ele possui ainda 20 aminoácidos diferentes, entre eles a LISINA - aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e fortalece a capacidade da memória. Já a proteína presente no cereal pode ajudar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células.
Ele é bom tanto para os atletas quanto para as mulheres - já que atenua os sintomas da menopausa e o período pré-menstrual, pois possui fitoestrogênios (hormônios vegetais).
Ele pode ser consumido por qualquer pessoa de crianças a idosos e não tem contra indicação. "O grão não contém glúten, podendo ser consumido também pelos Celíacos", comenta Roseli Rossi.
É encontrado em diversas versões: grãos, flocos, farinha e até macarrão. E ele pode ser explorado em outras receitas também.

# A venda em lojas de produtos naturais.


Fonte: www.copacabanarunners.net


Comentários

Georgia disse…
Mylla, nao conheco, deve mesmo ser sensacional esse grao. Vou ficar atenta se vejompor aqui.

Valeu.

Boa semana

Bjao

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS NOMES DOS PLANETAS...

AMIZADE VERDADEIRA: ESTÁ EM DECADÊNCIA?

NOVIDADE: IOGURTE COMBATE A GASTRITE!!!