Domingo Saúde: QUINUA


Nesse domingo, vou falar de outro grão, rico em proteínas e que também vem sendo uma das sensações do momento, apesar de ser bem antigo o seu cultivo e uso.
Ele vem do Andes. E era muito utilizado pelos povos andinos. Seu nome é QUINUA ou QUINOA.


QUINUA:


É uma planta da família do Espinafre, originária dos Andes e utilizada pelos Incas antes da chegada do colonizadores. Tem alto valor nutritivo, rico em aminoácidos e carboidratos. contém ainda fibras, sais minerais (ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio,sódio, zinco, cobre, manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). E vai mais além contém ácidos graxos ômega 3, que beneficia o coração.
"A quinua é rica em ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL)" - diz a nutricionista Roseli Rossi.
Ele possui ainda 20 aminoácidos diferentes, entre eles a LISINA - aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e fortalece a capacidade da memória. Já a proteína presente no cereal pode ajudar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células.
Ele é bom tanto para os atletas quanto para as mulheres - já que atenua os sintomas da menopausa e o período pré-menstrual, pois possui fitoestrogênios (hormônios vegetais).
Ele pode ser consumido por qualquer pessoa de crianças a idosos e não tem contra indicação. "O grão não contém glúten, podendo ser consumido também pelos Celíacos", comenta Roseli Rossi.
É encontrado em diversas versões: grãos, flocos, farinha e até macarrão. E ele pode ser explorado em outras receitas também.

# A venda em lojas de produtos naturais.


Fonte: www.copacabanarunners.net


Comentários

Mylla, nao conheco, deve mesmo ser sensacional esse grao. Vou ficar atenta se vejompor aqui.

Valeu.

Boa semana

Bjao

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...