O QUE É "LOGÍSTICA REVERSA" ?


Alguém já ouviu falar de LOGÍSTICA REVERSA? Ou para que serve uma palavra desse tamanho?
Ela está ligada ao meio ambiente. Serve para preservá-lo. Nesses tempos difíceis, em que a crise bate a porta de todo mundo, temos que pensar em soluções que preservem o meio ambiente ao nosso redor e ao redor do mundo, porque precisamos deles para sobreviver...
Bem, vamos a definição da palavra em si.

LOGÍSTICA REVERSA: é o reaproveitamento dos produtos descartados pelo homem. Em miúdos é isso. O produto sai das mãos do consumidor, já saciado, de volta para a empresa que o fabricou. Simples assim!
"tradicionalmente, a logística reversa não atraía muito a atenção das empresas e estava associada apenas a questões ambientais", disse Donna Retzlaff-Roberts, professora de ciência em gestão da Universidade do Sul do Alabama, nos Estados Unidos.
"Agora muitas delas descobriram que esse processo pode ser uma boa oportunidade para somar valor ao produto e à imagem da companhia".

Isso é uma boa ideias porque alguns produtos podem ser nocivos ao meio ambiente. É o caso das baterias de celular, as pilhas, alguns componentes de computador, TV's, etc.
A HP é pioneira nesse precesso:

# 1º lugar entre as companhias mais verdes dos Estados Unidos.

# Desenvolve desde 1987 programas de recuperação e reciclagem de impressoras, cartuchos e computadores.

# Em 2008, ela recolheu 3,5 milhões de equipamentos no mundo, recapacitando-os para uso.

# Quatro anos atrás, para testar seu próprio programa de recuperação de lixo industrial, a empresa resolveu coletar computadores obsoletos de suas filiais em 29 países, incluindo o Brasil. O saldo depois de três anos foi de 44.500 equipamentos recolhidos, dos quais 70% foram restaurados e revendidos. Os 30% restante destinaram-se a reciclagem (matéria-prima para outros produtos).

Vendo que grandes empresas como HP se preocupa com o meio ambiente, quem sabe algumas outras por aí que gostam de poluir o mundo, não se esforçam para se tornar igual a ela?

Fonte: Revista Veja, 30/12/2009

Foto: Google


Comentários

Renata Peixoto disse…
Oi Milla!
Respondendo a sua pergunta. Eu não moro em Guarapari, moro em Vitória. Temos um apt de veraneio na Praia das Virtudes e, sinceramente só vou por causa do meu filho, que adora. Gosto de Guarapari fora de temporada, aí é realmente uma delícia.
Beijão
Sandra disse…
Hoje aprendi mais um pouquinho com essa pessoa maravilhosa.
Parabéns amiga, pela postagem.
Sandra

AMIGA!
VENHO LHE OFEREER UM LINDO SELINHO DAS MULHERES PODEROSAS. É O QUE TODAS NÓS SOMOS. GUERREIRAS, INTELIGENTES E FORTES.
PASSE LÁ.
ESPERO QUE GOSTE. A CURIOSA FICARÁ MUITO FELIZ SE VC. RECEBER.
UM GRANDE ABRAÇO.
COM MUITO CARINHO
SANDRA
Vc sabia que aqui as pastas de dentes nao têm mais aquela caixa de papelao que elas vêm? De tanto os consumidores deixarem as caixinhas das pastas de dentes no mercado onde era comprado a empresa vende agora as pastas de dentes sem caixa.

Bjao, ótimo post!

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...