OS 10 DETETIVES MAIS GENIAIS DOS FILMES, LIVROS E HQs


10 - Auguste Dupin: criação de Edgar Alan Poe - aparece nos livros Assassinato da Rua Morgan (1841), A Carta Roubada (1845) e O Mistério de Marie Rouget (1845). Era dotado de um raciocínio extremamente lógico.

9 - Philip Marlowe: foi criado pelo americano Raymond Chandler e tornou-se um dos maiores personagens de literatura policial. Surgiu em 1939, no romance Sonho Eterno e era aquele clássico beberrão, sarcástico e melancólico. Muito mais humano e contraditório que a maioria dos detetives de então...

8 - Ed Mort: criado por Luís Fernando Veríssimo como uma paródia aos romances policiais americanos. Era um detetive particular e trapalhão, sempre com problemas financeiros e dividia seu escritório com 17 baratas e um rato albino chamado Voltaire.

7 - Gilk Grissom: médico-legista da série CSI - Cience Scene Investigation - ele analisava as complicadas e íntrinsecas cenas do crime e resolvia os mistérios da série. Mas em Janeiro de 2009, o médico teve que sair de cena, pois seu intérprete resolveu se dedicar ao teatro (William Peterson).

6 - Comissário Maigret: criado pelo escritor belga Georges Simenon, o personagem era um pacato inspetor francês e foi ambientado na Paris de 1930 até o final dos 1960. Era pouco ortodoxo e trabalhava num escritório de investigações criminais. Seu método era a intuição. Ele preferia descobrir o que motivou o criminoso a cometer o crime.

5 - Miss Marple: criação de Agatha Christie, era uma velhinha detetive amadora e solteirona que vivia na ficticia St. Mary Mead. A personagem aparece em 12 obras. Entre elas Assassinato na Casa do Pastor, Os Treze Problemas e Nêmesis.


4 - Dick Tracy: criado em 1931 pelo cartunista Chester Gould, o ágil Dick Tracy tornou-se um célebre detetive das HQs. Aparecia sempre com seu relógio que naquela época - 1930 - já emitia sons e imagens.


3- Inspetor Clouseau: personagem da série cômica Pantera cor-de-rosa, o inspetor trapalhão sempre provocava confusão. Como não era inteligente, inventava teorias absurdas e por acidente acabava resolvendo seus crimes.


2 - Hercule Poirot: considerado um dos mais importantes personagens policiais, também uma criação da escritora Agatha Christie. Surgiu em 1916. Ele aparece em diversas obras dela, entre eles Assassinato no Expresso do Oriente. Ele não gostava de perseguir os vilões. Resolvia seus mistérios sentado em sua poltrona, com a ajuda de sua "massa cinzenta".


1 - Sherlock Holmes: o mais popular detetive de todos os tempos... Criação do escocês Sir Arthur Conan Doyle e ficou famoso por desvendar seus crimes por métodos científicos - observação detalhada e lógica dedutiva. Seu colaborador inseparável era o Doutor Watson. Seu cenário era a Londres do século XIX . As histórias mais famosas do detetive são Um Estudo em Vermelho e O Cão dos Baskervilles.


Fonte: www.veja.com.br/10mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...