DIA DO ÍNDIO: 19/04... O QUE TEMOS A COMEMORAR?


Hoje seria um dia para comemorar... Mas o que vemos não é isso... O que vemos é a total falta de respeito quanto aos primeiros habitantes da América. Limitamos seus espaços, antes tão vastos...
Fizemos com que eles assimilassem a nossa cultura e tachamos a cultura deles, os costumes deles... de pagãos! O Deus deles no entanto, sempre foi o mesmo do nosso... só que com nome diferente... Tupã.


Os costumes, as culturas eram diferentes porque eram povos diferentes... Nós, os "homens brancos" que nos achávamos superiores a eles, queríamos mandar em tudo, porque afinal, havíamos "descoberto" uma nova terra, um novo continente... E tratamos com total falta de respeito os povos que já habitavam esta Terra Nova. Aqui eles enterraram seus mortos, ali criaram todos seus filhos até o "descobrimento". E não tivemos piedade em dizimá-los, em exterminá-los, como se fossem vermes.

Um dia tomamos consciência da nossa brutalidade... De nosso despudor... Depois de tanto sangue derramado... encharcando o "solo sagrado" deles, criamos o que chamamos de "Reservas Indígenas" e os confinamos a espaços exíguos... Achamos que assim, podíamos nos redimir perante a eles. Ledo engano! Esquecemos que com brutalidade, os "catequizamos" impondo a eles a "nossa cultura". Muitos perderam a sua Identidade... Seus costumes, a favor dos brancos!!!

Nesse dia em que comemoramos o Dia do Índio, não temos muito o que comemorar... Talvez pedir perdão aos "índios" pelo mal que fizemos a eles... pedir perdão pela imposição da cultura... Estávamos errados... Não devíamos ter imposto nada a eles, mas aprendermos com eles, a dar valor à natureza... a dar valor às pessoas principalmente, a conviver com a natureza de forma pacífica e não de forma destruiidora...


Republicação de texto em homenagem ao Dia do Índio = 19/04

Comentários

Márcia Oliveira disse…
Tem um selinho prá você lá no meu blog, espero que goste, um beijo de luz no coração!!!

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...