22 junho 2011

VOCÊ É SENSÍVEL?

Você é sensível? O quanto você treina a sua sensibilidade?
Uma boa dica é olhar os quadros de pintores famosos. São cheios de cores. As vezes vibrantes, às vezes claras, pastéis... Depende da visão do artista, do que ele sentiu quando produziu o quadro, do que ele queria passar para o público.
Eu gosto muito do pintor holandês, VINCENT VAN GOGH.
Ele teve diversas fases em suas pinturas. Do preto ao azul, ao amarelo.
Mas eu falo do que ele transmite em suas pinturas. Quando eu olho para quadros pintados por ele, noto uma certa incompreensão. Não por parte dele, que sabia o que estava pintando. Mas da parte do público. O público em geral não sabe o que ele queria mostrar com seus quadros.
Sou suspeita para falar. Porque li muito a respeito dele. Conheço sua vida amargurada, incompreendida. Ninguém acreditava nele. No que ele dizia. Nem a sua família. Seu pai que era pregador, queria que o filho seguisse sua profissão, mas Vincent tinha um coração do tamanho do mundo e dava até sua roupa do corpo aos pobres.
Théo, o irmão de Vincent que passou a sustentá-lo, era o único que ainda acreditava que Vincent que ele daria um bom pintor; que ainda acreditava nele.
Em os "Comedores de batatas", Vincent retratou aquilo que ele vivia, o seu cotidiano. Era a fase obscura dele.
Nessa tela, há predominância de azuis e vermelhos. Uma fase furiosa de Vincent. Ele queria mostrar o quanto era incompreendido pelas pessoas ao seu redor.
Seus famosos girassóis... Eram na verdade uma sequência de 12 quadros, que formaria um painel para alegrar o amigo Gaugin, por ocasião de sua visita a casa dele. E porque o amigo se encontrava deprimido. Alguns desses belos quadros queimaram, destruindo a bela arte do pintor.
Era a fase amarela de Van Gogh.
A fase azul dele é excepcional! A cada tela eu me encanto mais! Sinto uma explosão em cada pincelada, como se ele quisesse pintar o mundo em cada uma delas!
Isso é sensibilidade gente! Sentir a vibração das cores, a explosão da cena, dentro de você!
Você consegue sentir isso dentro de você?
E para terminar o post de hoje, o autor desses belos quandros:


Há uma história curiosa a respeito dele, de Vincent Van Gogh, que ele teria cortado sua orelha para dar de presente para uma prostituta, a quem ele era apaixonado. Ela horrorizada, mandou devolver o macabro presente!
Mas sua intenção era das melhores pois queria que uma parte dele ficasse com ela, para que se lembrasse dele, sempre!
Sendo história ou não, Vincent morreu solitário numa clínica para doentes mentais, em 29 de Julho de 1890. Ele era um pintor pós-impressionista.
E o maior de todos os tempos!

Um comentário:

Sandra disse...

Parabéns amiga pela linbda postagem.
A sensibilidade move corações.Super demais.
OLA TUDO BEM. ESTAMOS AQUI DE NOVO.. SAUDADES. DEIXO UM SELINHO BEM ESPECIAL PARA TI NESTE ENDEREÇO..
SEU SELINHO, ESTÁ AQUI..http://sandraandrade7.blogspot.com/2011/06/selo-premio-sunshine-award.html
FUI PASSEAR NA CASA DE MEUS PAIS. APREVEITEI O FERIADÃO. POR ISSO NÃO VIM ANTES.
UM GRANDE ABRAÇO,


SANDRA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...