UM NOVO JEITO DE ENSINAR PORTUGUÊS!!!

As novas regras da Língua Portuguesa, entram passam a valer em Dezembro de 2012, mas desde já é bom se precaver. E aprender brincando é o melhor jeito de ensinar crianças e adolescentes. Tudo que é prazeiroso, gostoso, torna-se inesquecível. Pensando nisso um grupo criou uma peça de teatro para ensinar alunos mineiros as novas regras ortográficas.
Esse grupo vai de escola em escola para brincar de aprender com as crianças. São 40 minutos de diversão em meio a aprendizagem. 
O projeto chama-se NA PONTA DA LÍNGUA. Aqui em Minas Gerais ele já fez 160 apresentações e 25 mil alunos já assistiram a peça teatral.
Esse acordo foi criado para unificar a Língua Portuguesa nos oito países que a utilizam como seu idioma. O decreto foi assinado em 2009.
Esse mesmo decreto aboliu o trema de palavras como: linguiça, consequência, etc. E junto palavras que antes se escreviam separadas: autorretrato, por exemplo.

Eu, como professora de Português que sou, sou contra esse decreto. Mesmo porque no Brasil, o Português falado por aqui, difere de sobremaneira do Português de Portugal. Aqui no Brasil, se fala um "Português brasileiro". Então, esse decreto não deveria valer aqui. Só nos outros sete países (incluindo Portugal) que o utilizam.

Mas como somos uma minoria - que não aceitam o decreto - a ideia de ensinar as crianças e adolescentes por meio de uma peça de teatro é deveras interessante. O Português é uma língua muito chata e muito maçante para a maioria dos alunos. É cheia de regras e exceções. Mas quem passa a gostar dele, não se arrepende!



Fonte: globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...