19 de Abril - Dia do Índio... O que temos a comemorar?



19 de Abril... Hoje comemora-se o dia do Índio...

Temos mesmo o que comemorar?

O que será que vamos falar para as crianças? 

Que a população indígena diminuiu drasticamente desde o descobrimento do Brasil?

Que no século XVII havia mais de 1000 línguas indígenas e agora no século XIX só restam 188?

Que a população dos povos nativos, dizimada, expulsa de suas terras e agredida em suas culturas, hoje voltou a crescer, embora haja muito preconceito?

Que a data só foi criada porque precisavam de um dia para o 1º habitante do país não ser discriminado, e para relembrar o 1º Congresso Indigenista Interamericano realizado em 1940?

Que a data foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas? (Antes disso, não se comemorava o dia do Índio?)

E como vamos comemorar a data?

Pintando a cara de nossas crianças com aquela pinturinha ridícula de  = * * = ?

Ou falando com elas que precisamos respeitar os indígenas, contando histórias verdadeiras deles, mostrando para elas a verdadeira cultura deles?

Você sabia que como a Funai manda cestas básicas para os índios, o diabetes, tem proliferado entre eles? Por causa do açúcar que há na cesta básica?

E que por causa da comida fácil, eles pararam de pescar, caçar e correr em busca do próprio alimento?
E estão engordando deveras?


Tem-se o que comemorar?


EU ACHO QUE NÃO...

Comentários

* Edméia * disse…
*Myla, infelizmente, concordo

contigo !!! :(

*Milene, sempre recordo-me do dia

do Índio por causa de meu pai que

os elogia muito para mim !!!
:)

Papai foi um mineiro da

cidadezinha de Bocaina de Minas

que viveu a maior parte da sua

vida em Aparecida - SP , terra de

Nossa Senhora !

Ele se chamava ITAGYBA , nome

indígena ! , e era uma pessoa de

muita CULTURA ! Lia muito !!!

Sem exagero, uma pessoa BELA por

dentro e por fora !!! *Meu

primeiro e o meu melhor PROFESSOR

!!!

Papai admirava e respeitava

os índios !!! :)

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...