O LIVRO DOS PROVÉRBIOS DE SALOMÃO


O livro dos Provérbios de Salomão, faz parte da parte antiga da Bíblia. Do Antigo Testamento, para ser mais exato. Vem depois dos Salmos  e antes do Eclesiastes.
O propósito é ensinar e alcançar a sabedoria. A disciplina e uma vida prudente. A fazer o que é correto, ou seja, ensinar e aplicar e fornecer  instrução moral.

O título vem de sua hebraica Mishelê Shelomoh "Provérbios de Salomão". A autoria do livro não é algo fácil de se determinar. Alguns estudiosos falam que Salomão escreveu a maior parte. Agur e Lemuel contribuíram nas últimas seções. Em sua maioria, provém de sabedoria popular e foram compilados por Salomão, que era sábio.

O Provérbio é uma frase curta, bem construída que expressa uma verdade construída através de uma experiência, se impondo pela sua forma breve e pela agudez de suas observações. São ensinamentos deduzidos da experiência que o povo tem da vida. Finalidade: Instrução, fornecendo orientações para a vida, como as "setas" de um caminho!

A minha amiga Georgia Aegerter, do blog Saia Justa, propôs que o lêssemos ontem, dia 01 de Novembro... Mas como eu não consegui fazê-lo, resolvi colocar aqui no Blog; alguns provérbios que mais gostei.

"São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põem a perder a alma dos que a possuem" - provérbio 19/Cap1

"Antes rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão." - provérbio 25/Cap 1

"Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá." - provérbio 32/Cap1

"Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." - provérbios 05 e 06/Cap 2

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento." - provérbio 5/Cap 3

Esses são alguns dos provérbios que você pode encontrar nesse livrinho.  Bela e louvável a proposta da minha amiga Geórgia: 




Comentários

Milene querida, o livro de Provérbios nos ensina a sermos sábios.

Nos ajuda a cada dia nos dando firmeza em nossas decisoes.

Por isso fiz a convocacao para que juntos pudéssemos lê-lo neste mês de novembro, porque tal leitura nos ensina o caminho de Deus.

Linda atua postagem, mas melhor ainda é ler todos os dias um capítulo, pois cada cada dia do mês existe um capítulo.

Nao precisa ler os dias que você deixou de ler.

Hoje dia 3, entao leia o capítulo 3. Se perder os seguintes, nao tem problema, veja o dia que é e leia o capítulo do dia. Até nisso este livro é sábio. Um capítulo por dia até o dia 31.

Que o Senhor te abencoe e te guarde.

Um grande beijo Georgia

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...