ALZHEIMER: SUBSTIMAÇÃO?


Mais de 35 milhões de pessoas sofrem da doença de Alzheimer hoje em dia e a previsão é de que o número de casos praticamente dobre em 20 anos, de acordo com um estudo do King's College of London divulgado dia 21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer.
O número é 10% maior do que as previsões de alguns anos atrás porque as estimativas não levaram em consideração o crescente impacto da doença em países em desenvolvimento.
A expectativa é de que se chegue a 115 milhões de pacientes em todo mundo até 2050. O estudo é parte do "World Alzheimer Report", divulgado pela Alzheimer's Disease International.
Segundo o relatório. o aumento de demência está sendo impulsionado pelo crescimento da expectativa de vida em países mais pobres. Apesar da idade ser o principal determinante do Alzheimer, alguns outros fatores que causam doenças cardíacas - como obesidade, colesterol alto e diabetes - parecem aumentar também o risco de demência.
O custo de cuidar dos pacientes não é só uma questão social, mas também econômica, afirma o relatório.
Os avanços nos tratamentos de saúde e nutrição vão ter maior impacto sobre os países pobres e como resultado, o número de idosos deve aumentar rapidamente nesses países. Segundo o psiquiatra Martin Prince, os números são impressionantes. "O atual investimento em pesquisas, tratamento e cuidados é bastante desproporcional ao impacto geral da doença sobre a sociedade."

60% dos pacientes com demência, segundo as estimativas, devem estar em países pobres ou em renda média até 2050. Atualmente essa proporção é de 50%.

Na Austrália, França, Coréia do Sul e Grã-Bretanha desenvolvem planos de ação para combater o impacto da doença.

Prioridade:

O relatório recomenda a OMS que declare a demência como uma prioridade no campo da saúde e o aumento no investimento em pesquisas para tentar encontrar a cura ou novos tratamentos pára a doença.

Fonte: Jornal Super Notícia

Comentários

Luma Rosa disse…
Mylla, saiu o resultado de uma pesquisa recente, dizendo que as pessoas que dormem bastante e bem, não desenvolvem a doença. Eu fiquei aqui pensando com meus botões...depois de uma idade, quase todo mundo tem insônia. Como faz?
Boa semana! Beijus

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA O TICO-TICO - RECO-RECO, BOLÃO E AZEITONA

GARRA DO DIABO OU SIMPLESMENTE "GARRA D" - PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

DECLARO...